As principais mudanças no ranking ATP após a primeira semana
Terminada a primeira semana oficial da nova época, é tempo de analisar os principais destaques, no que diz respeito ao ranking ATP. Apesar de Kei Nishikori, Kevin Anderson e Roberto Bautista Agut terem vencido os respetivos torneios em que participaram, isso não se refletiu na classificação (japonês e sul africano continuam no 9.º e 6.º lugar, respetivamente. O espanhol subiu do 24.º para o 23.º).
Um dos grandes destaques são Marco Cechhinato (18.º) e Nikoloz Basilashvili (20.º), que atingiram máximos de carreira. Grigor Dimitrov, apesar das boas exibições em Brisbane, perdeu nos quartos de final e desceu duas posições – é agora 21.º. Quem também tem um novo máximo de carreira é Alex De Minaur, o jovem australiano é agora 29.º mundial.
Quem também esteve em grande esta semana foi Tomas Berdych e Jo-Wilfried Tsonga. O checo, sem competir durante seis meses devido a lesão, subiu do 71.º lugar para o 57.º graças à final em Doha, enquanto que o francês, também a regressar por problemas físicos, depois de chegar às meias-finais em Brisbane fica agora… no 178.º lugar (subiu 61 postos). De referir também Stan Wawrinka que, com os quartos de final em Doha, subiu sete posições e já está no 59.º lugar.
O grande destaque negativo é Nick Kyrgios. O australiano defendia o título em Brisbane mas perdeu nos oitavos de final e desceu do 35.º lugar para o 51.º. Ainda assim, o próprio não parece estar preocupado com isso.
A primeira semana chegou ao fim, que venha daí mais ténis.