Apontamentos de Andy Murray circulam na internet
Poucos desportos são tão exigentes física e mentalmente como o ténis, onde a conjugação de ambos os factores é decisiva para se conseguir uma boa exibição no court. Mas se preparar o corpo para um jogo é algo mais ou menos controlável, já a mente nem sempre está no ponto onde queremos.
Quem nunca se socorreu de umas notas com algumas dicas para se preparar para um jogo ou até para conseguir ganhar a este ou àquele adversário? A grande novidade é que até os “prós” o fazem e a prova está nas notas de Andy Murray, apanhadas em Roterdão por um jornalista holandês.
O jogador escocês, conhecido pelos seus desatinos em campo, parece estar a tentar controlar os seus ímpetos, recorrendo a dez dicas que consulta até nas idas ao banco, nas mudanças de court. E como nós somos muito curiosos e acreditamos que os nossos leitores também o sejam, aqui fica o segredo de Andy Murray:
1. Sê bom para ti próprio;
2. Dá o teu melhor;
3. Dá intensidade às tuas pernas;
4. Sê proativo entre os pontos;
5. Concentra-te em cada ponto e na sua construção;
6. Tenta comandar sempre o ponto;
7. Tenta prendê-lo [o adversário] ao fundo do court, obriga-o a mexer-se;
8. Aposta no teu serviço;
9. Mantém-se no fundo do court sempre que possível;
10. Mantém-te baixo nas pancadas e usa as pernas.
Mas não é só das suas dicas que Andy se socorre quando o jogo não lhe corre bem. As anotações foram escritas no verso de um e-mail do seu clube de fãs, onde estão muitos elogios e palavras de força, daquele que poderá mesmo ser um dos melhores clubes de fãs do mundo.
O escocês foi visto a consultar estas notas no jogo frente a Gilles Simon, que Murray acabou por perder. Não se sabe se foi o próprio que terá tido a ideia, se foi uma dica de Amelie Mauresmo, ou da sua equipa técnica, como por exemplo o seu psicólogo desportivo. A verdade é que estas anotações teriam sido muito úteis naquele último set da final do Open da Austrália…