Antiga top 10 partilha reflexão: «As pessoas a quem pagas não são tuas amigas»
Andrea Petkovic está retirada, mas não deixou de partilhar uma reflexão que promete dar que pensar, especialmente para quem não vive a carreira profissional de um tenista por dentro. A alemã, antiga número 9 do Mundo, falou sobre o lado negativo do aumento do prize money dos torneios.
“Enquanto no início da carreira partilhávamos treinador e viajámos em manada com outras jogadoras, dormíamos três num quarto para poupar dinheiro, roubávamos queijo e fiambre do pequeno-almoço e fazíamos amizades para a vida, o aumento de tamanho das equipas também aumentou a solidão nos circuitos. As pessoas a quem pagas não são tuas amigas. Pode parecer e até podem acabar por ser amigos, mas enquanto há uma dinâmica de poder salarial em jogo, não há igualdade e uma amizade não é uma amizade de verdade a menos que haja igualdade”, atirou.
Petkovic conclui o pensamento. “Quando os jogadores viajam com fisioterapeutas, treinadores, psicólogos e preparadores físicos, estão rodeados de pessoas a quem pagam e que ocupam o espaço de uma possível amizade real. Uma amizade em que o teu amigo não tem de se preocupar por perder o trabalho por te dizer que aquela roupa te fica horrível”, rematou.
Leia também:
- — Fonseca continua em Portugal e treinou com Jaime Faria no Estoril
- — Ruud pensou em desistir mas garante final no ATP 1000 de Madrid e regressa ao top 10
- — Draper volta a jogar muito e está na final de Madrid