Ana Konjuh vence o primeiro WTA aos 17 anos
Se dúvidas havia sobre as grandes expetativas que se tinha de Ana Konjuh, essas dúvidas ficaram dissiparas neste fim-de-semana. A jovem croata foi forçada a disputa três encontros em menos de 24 horas mas acabou por sair por cima da longa jornada, derrotando Monica Niculescu por 1-6, 6-4 e 6-2 para vencer o Aegon Open Nottingham, o seu primeiro título no circuito profissional.
A chuva obrigou a jogadora de 17 anos a jogar os encontros dos quartos-de-final (vs. Sachia Vickery) e das meias-finais (vs. Alise Riske) neste domingo, arrastando também a final para esta segunda-feira. A sua adversária, Monica Niculescu, entrou em court com algumas horas de descanso a mais e, depois de ter eliminado a terceira cabeça-de-série e ainda a principal pré-designada, Agniezska Radwanska, era apontada com a grande favorita a vencer o troféu.
Porém, Konjuh, recuperou de um início desastroso depois de ter perdido o primeiro set no evento e inverteu o rumo dos acontecimentos diante da oponente romena, triunfando ao cabo de quase duas horas. “Significa muito, porque é o meu primeiro ano aqui”, confessou a vencedora, “não esperava nada isto. Cheguei dois dias antes para me acostumar à relva e cinco encontros depois ganho o torneio. Vai ter um lugar especial no meu coração”.
Depois de ter vencido o Open da Austrália e o Open dos Estados Unidos na vertente júnior, Ana Konjuh estreia-se desta forma no circuito profissional. Esta vitória catapultou a jovem jogadora do 87.º posto diretamente para a 55.º posição da hierarquia mundial.