Vitória sobre Cilic garante que Federer pode terminar 2017… a 140 pontos de Nadal
Roger Federer derrotou esta quinta-feira o croata Marin Cilic num encontro sem qualquer consequência para o desenrolar das ATP World Tour Finals (Federer já estava apurado e Cilic eliminado), mas os 200 pontos ATP ganhos pelo helvético neste duelo podem vir a dar-lhe muito jeito no futuro.
É que ao garantir mais estas duas centenas de pontos, Federer assegurou que em caso de vitória na competição, que tentará consumar durante o fim-de-semana, vai sair de Londres com 1500 pontos, pelo facto de poder vir a ser um campeão ‘invicto’.
Nesse cenário, Federer passaria a somar 10.505 pontos no ranking ATP, o que o colocaria a apenas 140 (!) do líder do ranking mundial, Rafael Nadal, que com 10.645 pontos somados garantiu o número um de final de temporada em Paris, mesmo antes de desistir não apenas desse torneio… como das ATP Finals.
Com uma tão curta margem pontual em caso de título em Londres, Federer até poderia tentar recuperar a liderança ATP na primeira semana de 2018, mas o suíço de 36 anos optou por disputar a Hopman Cup… que não dá pontos.