Thiago Monteiro luta muito mas cai após batalha de quase quatro horas em Roland Garros
Thiago Monteiro deixou tudo o que tinha em campo, mas o suor não rendeu a vitória na segunda ronda de Roland Garros. O brasileiro, número 80 do ranking ATP, ficou à porta da terceira eliminatória, fase que atingiu em 2020, ao ser eliminado depois de uma duríssima batalha de quase quatro horas com o norte-americano Steve Johnson (88.º).
O número um canarinho perdeu com os parciais 6-3, 6-7(2), 7-6(2), 3-6 e 6-3, num duelo marcado por uma avalanche de winners de parte a parte. Monteiro disparou 60 e Johnson chegou aos 61, sendo que o cearense até cometeu menos erros não forçados – 42 contra 55 -, algo que não foi, no entanto, suficiente para resistir na hora da verdade. Monteiro reagiu a uma desvantagem de 1-3 no quarto set para vencer cinco jogos consecutivos, sendo que teve um ponto de break para entrar no quinto com uma quebra de serviço, embora não tenha aproveitado.
Já no quinto e decisivo parcial, Johnson quebrou para o 4-2, Monteiro fez o contra break… apenas para ver o norte-americano roubar outra vez o serviço ao brasileiro, que já não teve forças para dar a volta ao marcador. Desta feita, termina assim a participação de língua portuguesa no quadro principal de singulares masculinos do segundo Grand Slam da temporada.