Sousa: «Nenhum NextGen chegará ao nível de Federer, Nadal ou Djokovic»
João Sousa tem defrontado ao longo dos últimos anos boa parte dos jovens craques do ténis mundial. Numa altura em que o ténis continua a ser dominado pelos três do costume, o português de 30 anos tentou explicar a razão.
“Não sei se está para durar o domínio. Depende dos jovens também. Mas os três estão muito fortes e mantendo o nível a que estão a jogar vai ser muito difícil vir alguém e tirá-los de onde estão. Penso que vão dominar durante mais alguns anos”,assumiu o vimaranense.
Sousa apontou ainda o nome dos jovens que considera terem mais potencial. “Temos jovens que são muito bons, mas nenhum deles vai estar ao nível de Djokovic, Federer e Nadal. As pessoas estão conscientes disso. Esses três jogadores estão a marcar uma época na história do ténis e vão ficar marcados para sempre. Mas acredito que há jovens que podem marcar a diferença e fazer coisas boas no ténis. O tempo passa, as pessoas vão esquecer um pouco o que se passou e abraçar o que vem, mas o legado desses jogadores ficará marcado para sempre. Zverev e Tsitsipas são os melhores. Sascha está a passar uma fase menos boa mas são dois grandes jogadores que vão continuar a estar lá em cima. Depois dos outros… o Tiafoe vai estar lá em cima e há um miúdo italiano que é muito bom, o Sinner, vai ser muito forte também. Estão a chegar muitos miúdos com um estilo de jogo diferente, pancadas fortes, que representam uma nova dimensão e uma nova realidade no ténis mundial. O ténis está a mudar e eles são o futuro.”