Quadro Feminino perde sete cabeças-de-série no primeiro dia em Melbourne
As primeiras horas do torneio feminino no Australian Open assistiram a uma verdadeira debandada no lote de cabeças-de-série. Ao todo, no primeiro dia de competição, foram eliminadas sete pré-designadas, das 16 que entraram em court, com Caroline Wozniacki, antiga número um mundial e semifinalista do torneio em 2011, a ser a principal vítima.
Num encontro que se prolongou por quase três horas e contou com trocas de bola intermináveis, a popular dinamarquesa, 16.ª cabeça-de-série, acabou por não resistir à irreverente cazaque Yulia Putintseva, que se impôs por 1-6, 7-6(3) e 6-4, em 3h13
Putintseva pulls off upset win on Hisense Arena #ausopenhttps:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//t.co/Rq8mh1PKlz
— Australian Open (@AustralianOpen) 18 janeiro 2016
Sara Errani, 17.ª pré-designada, foi a outra representante do top-20 mundial a ficar pelo caminho. Tal como Wozniacki, a transalpina ganhou facilmente o primeiro set, mas depois acabou eliminada pela russa Margarita Gasparyan, por 1-6, 7-5 e 6-1. Sloane Stephens, recente campeã em Auckland (frente a Qiang Wang), Anastasia Pavlyuchenkova (às mãos de Lauren Davis) e Anna Karolina Schmiedlova (diante de Daria Kasatkina) foram as restantes cabeças-de-série derrotas na primeira metade da jornada inaugural do Happy Slam.
Já ao final da noite, mais duas favoritas ficaram pelo caminho: Samantha Stosur, que continua a sua malapata em casa e foi eliminada pela jovem qualifier Kristyna Pliskova, irmã da top-10 mundial Karolina, por 6-4 e 7-6(6), e Andrea Petkovic, que não resistiu à poderosa Elizaveta Khulichkova, vitoriosa por 6-4 e 7-5.
Serena, Aga, Maria e Petra em dois sets
Em sentido inverso, as principais figuras da parte superior do quadro conseguiram todas, com maior ou menor dificuldade, seguir para a segunda ronda do torneio. Serena Williams, a disputar o seu primeiro encontro oficial desde setembro, teve de suar bastante para derrotar a perigosa italiana Camila Giorgi, mas conseguiu impor-se por 6-4 e 7-5, mostrando mais forte nos momentos decisivos de cada um dos dois sets.
Petra Kvitova, que desistiu dos dois torneios de preparação para o Australian Open, teve a honra de abrir a ação na Rod Laver Arena e mostrou-se à altura do acontecimento, derrotando facilmente a qualifier tailandesa Luksika Kumkhum, por 6-3 e 6-1, em pouco mais de uma hora.
Na sessão noturna da Margaret Court Arena, Maria Sharapova jogou e venceu o seu primeiro encontro de 2016, diante da japonesa Nao Hibino, por 6-1 e 6-3. A russa jogou a um nível perfeito até ao 6-1, 4-0, ainda tremeu um pouco na parte final, mas a sua superioridade nunca esteve em causa.
Em grande forma, Agnieszka Radwanska bateu facilmente uma Chrsitina McHale que nem jogou mal, por 6-2 e 6-3, e voltou a mostrar-se mais pronta do que nunca para se bater pelo primeiro título do Grand Slam da carreira, depois de em outubro ter sido a grande campeã das WTA Finals, em Singapura. Carla Suárez Navarro, Roberta Vinci, Svetlana Kuznetsova, Belinda Bencic e Kristina Mladenovic também seguiram em frente para a segunda ronda – todas em dois sets.