Portugal derrotado pela Hungria na qualificação do Mundial de Cadeira de Rodas
A selecção nacional de cadeira de rodas não resistiu aos 3 encontros disputados frente à Hungria, perdendo esta quarta-feira por 3-0 na segunda ronda do Grupo-3, na Fase de Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeiras de Rodas, que se realiza, até sábado na Vilamoura Tennis Academy, no Algarve.
João Sanona e Jean Paul Melo, actual bicampeão nacional, defrontaram, e saíram derrotados , frente a Laszlo Farkas e Roland Nemeth, respectivamente. Sanona perdeu por 6-0 e 6-1, enquanto Paul Melo, sucumbiu por 3-6, 6-1 e 6-1.
Com a Hungria a assegurar um resultado de 2-0, o seleccionador nacional, Joaquim Nunes, optou por chamar para o encontro de pares, Paulo Espírito Santo (que conta já com 62 anos de idade) e Carlos Leitão, sete vezes campeão nacional. Num encontro que chegou a ser interrompido pela chuva, os portugueses acabaram derrotados por 6-1 e 6-3 frente à dupla de Gyorgy Bovier e Laszlo Farkas.
Sendo a Hungria terceira cabeça de série, era de esperar uma derrota para o lado de Portugal, ainda assim a selecção nacional mostrou melhorias relativamente ao encontro de ontem, terça-feira, quando saiu derrotado por 2-1 frente à Roménia. É de referir que Jean Paulo Melo cometeu um pequeno feito, ao vencer um set a Roland Nemeth, actual 48.º classificado do ranking mundial na especialidade.
«No ano passado, neste torneio, ele não perdeu um único singular», sublinhou o português de Montreal. «Não gosto nada de jogar com vento e hoje estive longe do meu melhor, mas o meu adversário esteve bem», reconheceu Nemeth. O seleccionador nacional fez a seguinte análise à jornada: «O Jean Paul venceu o primeiro set e na terceira partida houve algum equilíbrio, embora o Nemeth, que é um top-50 mundial, se tenha imposto. Esse foi o momento mais marcante deste encontro com a Hungria. Em duelos anteriores com a Hungria perdemos por 2-1, hoje foi por 3-0 e a Hungria mereceu, pois os seus jogadores estiveram bem».
Após esta derrota, Portugal luta agora para conseguir conquistar o 3.º lugar do grupo, de forma a puder disputar a fase seguinte da prova. Para isso terá que derrotar a Irlanda, no jogo que se realiza amanhã, a partir das 10h00.
«Esse é o nosso grande objectivo, é vencermos amanhã, para ficarmos no 3º lugar do Grupo e depois disputarmos uma posição entre o 9º e o 12º lugar. É um pouco aquém da nossa expectativa no início do torneio mas vamos esperar que tenhamos uma actuação idêntica à de hoje em termos de atitude e de concentração».