Portugal 2 – 1 Finlândia: Os nossos são melhores que os vossos
Os melhores portugueses chegaram para os melhores finlandeses. Jarkko Nieminen e Henri Kontinen eram a arma mais afiada da Finlândia, mas João Sousa e Gastão Elias não se deixaram afetar pelo que foi chegando do outro lado do court como se podia pensar e carimbaram um incrível triunfo pelos parciais de 3-6, 7-6(5), 6-3 e 6-4, dando a Portugal uma preciosa vantagem por 2-1 na eliminatória.
Depois de passarem ao lado do primeiro set, João e Gastão entraram no encontro logo no início do segundo parcial e agarraram-se a cada ponto como se de um set point se tratasse. Com o público a não querer deixar de participar na festa que se ia fazendo no clube nortenho, os jogadores portugueses não baixaram os braços quando sofreram o break no quinto jogo e pagaram na mesma moeda no oitavo jogo, fazendo o 4-4.
Com o ambiente vindo das bancadas a intensificar-se a determinação dos dois melhores jogadores nacionais a aumentar daí para a frente, João e Gastão jogaram a um grande nível no tie break. Não conseguiram concretizar os dois primeiros set points no serviço dos finlandeses mas estiveram à altura do desafio quando a bola partiu do seu lado do court.
O equilíbrio manteve-se no início do terceiro set, com o quinto jogo a ser um dos mais longos do encontro. Os portugueses precisaram de se colocar em sentido para salvar vários pontos de break e não deixarem os adversários descolarem no marcador, mas depois disso o momento foi de Elias e Sousa.
Chegaram à quebra no sétimo jogo e voltaram a fazê-lo quando os finlandeses serviam para continuar na luta pelo parcial. A vitória do set ficou consumada, curiosamente, com uma dupla-falta do super-servidor Kontinen. No quarto set, Portugal quebrou para fazer o 5-5 e ficar a servir para fechar o encontro, mas mais uma vez não conseguiu. Um problema que ficou resolvido logo no jogo seguinte, com os dois jogadores lusos a recusarem-se a abrir mão do break mais valioso de todos.
Os três primeiros match points de que Portugal dispôs foram salvos com três serviços incríveis de Nieminen, mas à quarta foi de vez. João e Gastão venciam o quarto set por 6-4 e colocavam Portugal com a preciosa vantagem de 2-1 na eliminatória.
Amanhã voltam ao court os protagonistas do dia de ontem. João Sousa defronta Jarkko Nieminen às 12 horas e logo depois será a vez de Rui Machado voltar ao court central do Clube de Ténis de Viana para medir forças com Henrik Sillanpaa.