Portugal 1-1 Finlândia: Machado perde guerra de veteranos
Não foi por falta de luta, nem tão pouco de apoio vindo das bancadas do Clube de Ténis de Viana praticamente cheias, mas Rui Machado revelou-se incapaz de dar a Portugal o segundo ponto da eliminatória diante dos Finlandeses. O número três da seleção nacional cedeu diante do experiente Jarkko Nieminen, por 1-6, 3-6, 6-4 e 6-3.
Sem se apresentar a cem por cento, conforme confessou Nuno Marques na conferencia que antecedeu a eliminatória, devido a uma lesão no braço que o tem impedido de jogar desde Wimbledon, o jogador natural de Faro não acertou o passo no primeiro set. No segundo parcial, o português entrou decidido a mudar o rumo dos acontecimentos e foi precisamente o que fez depois de um primeiro jogo muito renhido, em que salvou corajosamente vários pontos de break.
Seguiu-se uma quebra de serviço, seguido de um jogo em branco, e o antigo número um nacional não mais deixou fugir as rédeas do segundo set, dando-o por encerrado com um ás. Com a igualdade restabelecida, foi o número 91.º do ranking mundial e antigo 13.º quem começou por comandar o terceiro parcial, com o jogador de Faro a acusar o cansaço, mas Machado viria a mostrar a sua garra, devolvendo o break em duas ocasiões.
A servir para não perder o parcial, a 4-5, o português de 31 anos chegou a salvar um set point mas um mau ressalto impediu-o de devolver a bola no segundo ponto de set. Na quarta partida, ainda que o experiente finlandês se tenha mostrado mais fresco física e mentalmente, Machado voltou a mostrar que não desiste perante as adversidades. A fazer aquilo de que tantas vezes fala – “deixar tudo em campo” -, o algarvio apresentou muita resistência a Nieminen, chegando a salvar dois match points a 3-5, obrigando o finlandês de 33 anos a trabalhar muito para empatar a eliminatória.
O encontro de pares é disputado amanhã a partir das 15h.