Portugal 1-1 Bielorrússia: Gastão Elias espalha magia e iguala eliminatória
Gastão Elias recusou-se a avançar para o segundo dia do confronto diante da Bielorrússia em desvantagem e agarrou um triunfo sem sets diretos diante de Uladzimir Ignatik, igualando a eliminatória entre Portugal e a seleção de leste com recurso aos parciais de 6-3, 7-6(3) e 7-5.
Depois de João Sousa ter visto a vitória escapar-lhe por entre os dedos, a bola ficou do lado do número dois nacional e 179.º mundial, que enfrentou de peito feito o desafio frente a um jogador que conhece desde que vagueava pelo circuito de juniores e sobre quem tem dois triunfos no circuito profissional, um deles arrecadado no qualifying de Roland Garros, na época passada.
Com o primeiro parcial arrecadado, Elias viu o bielorrusso subir de nível e negar-lhe a conquista do set, quando servia para o fecho da partida a 5-4, mas no tie break o jogador da Lourinhã mostrou-se mais esclarecido, não deixando fugir o parcial.
No terceiro set, Ignatik (209.º ATP) abriu com um break, mas o português de 24 anos devolveu de imediato a quebra, lançando o aviso para o que se seguiria. Mais dois breaks do bielorrusso, mais dois contra-breaks de Elias.
Já na ponta final do set, foi o segundo melhor jogador português da atualidade a revelar-se mais sólido e determinado, mostrando por que não foi por acaso que ficou conhecido como o “mágico” no confronto com a Finlândia, em julho.
Amanhã o dia é dedicado ao encontro de pares, que vai opor João Sousa e Gastão Elias a Max Mirnyi e Sergey Betov.