Nadal joga muito para vencer Berrettini e regressa à final do Open dos Estados Unidos
Rafa Nadal, número dois mundial e três vezes campeão do Open dos Estados Unidos, garantiu esta sexta-feira a qualificação para a final do torneio, ao bater o italiano Matteo Berrettini, nas meias-finais.
Num encontro muito bem disputado, o tenista espanhol venceu com os parciais de 7-6(6), 6-4 e 6-1, após cerca de 2h35 minutos de jogo. Apesar de não ter cedido qualquer set, Nadal teve de suar, especialmente no primeiro parcial.
El Toro não aproveitou qualquer uma das seis oportunidades para quebrar o serviço de Berrettini, que se aguentou e levou tudo para o tie-break. Neste desempate, o 24.º cabeça-de-série esteve a vencer por 4-0, dispôs de 6-4 mas não consolidou as oportunidades, Rafa acabou por conquistar os últimos quatro pontos e ganhar o set.
No segundo set, Berrettini ainda salvou mais três break points mas, no sétimo jogo do parcial e à décima oportunidade em todo o encontro, Nadal quebrou o serviço, venceu o set e no terceiro set foi claramente superior frente a um Berrettini que já não sentia grandes soluções.
Nadal, dois anos depois, regressa à final do Open dos Estados Unidos para tentar triunfar pela quarta vez da carreira em Nova Iorque e conquistar o 19.º título do Grand Slam (ficaria a um do recorde de Roger Federer). O seu derradeiro adversário é Daniil Medvedev.