Nadal ganhou o seu primeiro Challenger há 15 anos
Passam completamente despercebidos num palmarés altamente luxuoso e resplandecente, mas os títulos de nível Challenger de Rafael Nadal vêem por estes dias um bom pretexto para sair do armário, numa altura em que passam 15 anos desde o seu primeiro troféu no circuito secundário.
Aconteceu em solo italiano, mais precisamente no Challenger de Barletta e, como não podia deixar de ser, permanece na memória do maiorquino de 31 anos. “Os challhengers também são grandes torneios e é importante passar por essa fase antes do ATP World Tour”, disse o atual número um mundial em declarações ao site do ATP.
“Era tudo novo para mim naquela altura. Monte Carlo, logo depois, foi o primeiro grande torneio que joguei. Comecei a jogar challengers nessa época, e ganhei o título em Barletta, ganhei muita confiança, joguei frente a jogadores que conhecia muito bem dos challengers”, recordou.
Nadal tinha 16 anos e nove meses quando venceu o primeiro de dois títulos challenger, em 2003, e permanece ainda como o sétimo jogador mais novo da história a dar esse primeiro passo, ao derrotar na final o compatriota Albert Portas, por 6-2, 7-6(2). Meses mais tarde, singrou no Challenger de Segóvia, em Espanha e, depois disso, foi o que tão bem sabemos: 16 Grand Slams, 30 Masters 1000 e 75 títulos ATP.