Monfils salva match point e dá a volta rumo ao título em Washington
Ele não tem de todo o melhor registo de finais vencidas no circuito profissional, mas Gael Monfils regressou neste domingo aos títulos no Citi Open. O jogador gaulês defrontou em Washington o sempre difícil Ivo Karlovic e teve até de andar atrás do resultado, mas conseguiu os parciais de 5-7, 7-6(6) e 6-4 ao cabo de 2h14 para conquistar o sexto troféu a nível profissional.
Nunca é fácil defrontar um jogador com mais de dois metros e que vê no serviço o seu principal ganha-pão. Só nesta final, Karlovic disparou 28 ases, chegando mesmo a ter um championship point no tiebreak da segunda partida. Contudo, o croata não conseguiu aproveitar a oportunidade, cedeu o set e viu Monfils dar a volta rumo ao primeiro título em dois anos.
“Quando vim aqui pela primeira vez vim nomes como o Arthur Ashe e o Yannick Noah, e disse que queria ter o meu nome ao lado do deles. Eles têm sido grandes inspirações para mim e sempre que venho cá o público é muito bom para mim”, comentou o campeão no final, presenteado com 500 pontos e um cheque de 384,2 mil dólares.
Gael Monfils torna-se assim no terceiro jogador em 2016 a dar a volta ao marcador numa final depois de salvar match points (os outros dois são Viktor Troicki, em Sydney, e curiosamente Ivo Karlovic, em Newport). Atualmente, o gaulês, que venceu também o primeiro título em outdoor desde 2005, conta com um registo ainda bastante negativo de seis finais vencidas em 25 disputadas.