Mischa Zverev: «Djokovic? É complicado lutar por cima do ténis…»
Mischa Zverev tem-se destacado, nos últimos tempos, como comentador do Eurosport e foi precisamente a esse canal que o alemão deu uma entrevista onde analisou alguns dos principais temas da atualidade, como o grande momento do ténis espanhol, a nova geração e… NovakDjokovic.
TÉNIS ESPANHOL
Há momentos em que um país está no seu máximo apogeu do ténis. Lembro-me da Suíça que, de repente, teve tenistas do nível da Martina Hingis, Roger Federer ou Stan Wawrinka. Desde sempre se disse que os espanhóis são muito bons e tudo tem uma explicação. Uma delas é o bom clima e, por isso, podem jogar sempre ao ar livre. Isso é uma grande vantagem. Outra das razões são as muitas academias que existem.
CONSELHOS AOS MAIS NOVOS
Os jovens talentos não têm necessariamente de jogar muitos torneios para continuar a subir no ranking. Simplesmente têm de treinar todos os dias, competir entre eles e continuar a melhorar. Uma das razões para não existirem tantos tenistas no norte da Europa está no mau clima, nas poucas academias e no sistema escolar que existe, algo que complica o acesso ao ténis profissional.
NOVAK DJOKOVIC
Pela aparência do Novak, pode jogar mais três ou quatro anos. A idade é só um número e se te sentes cómodo dentro e fora do court não há limites. Não sei se voltará a ser número um do mundo no futuro. O grande problema que o Nole tem é… jogará o Australian Open? Se não o fizer e Wimbledon também não der pontos, seriam quase 4000 pontos. É complicado lutar por cima do ténis.