Mensik volta a dar show contra um top 10 e derruba Rublev em Xangai
Jakub Mensik não ficou satisfeito por derrotar Andrey Rublev uma vez em 2024 e quis mostrar que o que aconteceu em Doha não foi um golpe de sorte. É que o jovem de 19 anos, atualmente no 65.º posto do ranking ATP, brilhou para voltar a tombar o sexto classificado da hierarquia mundial masculina, desta feita a caminho da terceira ronda do Masters 1000 de Xangai.
O talentoso tenista checo reistiu a mais de duas horas e meia de batalha, festejando com os parciais 6-7(7), 6-4 e 6-3, com enorme mérito pelo facto de ter saído de uma série de situações complicadas. Desde logo porque liderou por 4-2 no primeiro set e teve set point no tie-break, mas também porque virou o 0-2 no arranque do terceiro parcial para conseguir aguentar a sua terceira vitória do ano contra um top 10: também bateu Grigor Dimitrov em Madrid. Na terceira ronda, encara Alexander Shevchenko (58.º), que surpreendeu Francisco Cerundolo (31.º), por 7-6(7) e 7-5.
Leia também:
- — Medvedev arrasa bolas em Xangai: «Não são suficientemente boas para o ténis profissional»
- — Thiem fala dos planos para o futuro e revela o que pretende fazer no ténis após a retirada
- — Rublev diz ter escapado por pouco a uma amputação nas últimas semanas
Nota também para uma outra surpresa. Brandon Nakashima (35.º), que tem estado a viver um excelente momento de forma, ficou pelo caminho frente ao qualifier japonês Yosuke Watanuki (336.º), que se agigantou para celebrar com 7-6(4) e 6-3 no marcador. O próximo adversário do nipónico sairá do duelo entre Taylor Fritz (7.º) e Terence Atmane (161.º).