Martim Vilela segue para os oitavos de final em Vila do Conde
São 123 atletas em representação de 17 nacionalidades dos quatro continentes. Vila do Conde é a casa deles até ao dia 21 de agosto em mais uma edição de uma prova júnior que dispensa apresentações, pertencente ao grau 5 do circuito internacional.
No quadro masculino os tenistas portugueses vão mostrando o seu potencial com destaque para o segundo cabeça-de-série da prova, Martim Vilela, com o jovem luso a derrotar o holandês Andre Hillenius, em apenas dois sets, pelos claros parciais de 6-1 e 6-0. Igual resultado conseguiu Daniel Batista, ante o búlgaro Benjamim Niv, qualificando-se igualmente para os oitavos de final.
Mais equilibrado foi o duelo entre os nossos representantes Gonçalo Ferreira e Martim Leote Prata. Levou a melhor o primeiro, com um triunfo em três disputadas partidas, por 6-3, 5-7 e 6-4.
Na prova feminina, Maria Ribeiro, finalista vencida na edição 2015 em Vila do Conde, conseguiu a qualificação para a ronda seguinte depois de levar de vencida a espanhola Carla del Barrio (6-2 e 6-1). A norte-americana Isabella Arvison defrontou e bateu a tenista do país vizinho, Marta Rozados Barreiro (6-0 e 6-2), a macedónia Mariami Akhalaia bateu a ucraniana Ekaterina Kholopenko, por equilibrados 6-4, 3-6 e 6-4, ao passo que a britânica Eleanor Baglow foi mais forte que a búlgara Aleksandra Zlatarova (6-3 e 6-2).
A espanhola Laia Conde Monfort já está nos oitavos de final depois do triunfo obtido sobre a portuguesa Rita Pedroso, pelos parciais de 6-1 e 6-2.