Maria João Koehler: «Nunca deixei de confiar no Nuno Marques»
Maria João Koehler, ex-número um portuguesa e atual 685.ª classificada da hierarquia mundial feminina WTA, vai regressar ao Clube de Ténis do Porto e à orientação de Nuno Marques, depois de há cerca de um ano e meio ter rompido amigavelmente uma ligação profissional de nove temporadas. Em declarações ao Bola Amarela, a portuense justificou por que razão voltou para o seu clube de infância.
“Como sempre mantive uma relação com o Nuno [Marques] e íamos falando com frequência, surgiu em conversa e houve abertura da parte dele, pelo que decidi tomar esta decisão”, começou por dizer a pentacampeã nacional, antiga 102.ª colocada do ranking mundial, que deixou de trabalhar com o seu namorado Tiago Correia.
“Apesar de ter deixado de treinar com o Nuno [Marques] nunca deixei de confiar nele e é um excelente treinador. Há uma enorme confiança e muito boas referências do trabalho que fizemos juntos e esses foram os motivos pelos quais decidi regressar à minha base de treinos e ao meu clube de toda a vida”, concluiu Koehler.
Em relação às lesões nos joelhos que têm afetado gravemente a sua carreira desde meados da época transata, a jogadora portuguesa admitiu ainda não estar a cem por cento: “Ainda não estou completamente recuperada do joelho, mas espero conseguir treinar bem e preparar-me bem para os próximos meses”.
Maria João Koehler venceu, sob a direção de Nuno Marques, o torneio de maior dimensão conquistado por uma tenista portuguesa – evento ITF dotado de 100 mil dólares e disputado em Astana, Cazaquistão, na temporada de 2012. Nuno Marques é o atual selecionador nacional na Taça Davis, a maior competição masculina por equipas.