Luciano Darderi e o conto de fadas em Melbourne: «Consegui melhorar muito o meu nível em piso rápido»
Por hábito, e nas mais recentes temporadas, temos Lorenzo Musetti e, sobretudo, Jannik Sinner a elevar bem alto a bandeira de Itália nas rondas finais dos torneios do Grand Slam, mas na presente edição do Open da Austrália a situação é um pouco diferente. Há outro transalpino a brilhar e a fazer história não só a nível pessoal como também para o seu país em Melbourne Park.
Luciano Darderi (atual 25.º ATP), que até então não tinha qualquer triunfo no Happy Slam, parece ter dado um autêntico safanão nesse registo menos positivo e a verdade é que está a viver dias simplesmente inesquecíveis nos Antípodas. O jogador de 23 anos, nascido na Argentina, já deixou para trás esta semana nomes como Sebastian Baez e Karen Khachanov, antigo top 10 mundial e semifinalista da prova em 2023, para carimbar a presença nos oitavos-de-final de um Major pela primeira vez na carreira.
Não deixa de ser um feito surpreendente, ainda para mais tendo em consideração que a superfície onde Darderi sempre mostrou melhores resultados ao longo da carreira foi terra batida, na qual venceu os seus quatro títulos ATP que possui no currículo (Córdoba, Marraquexe, Bastad e Umag).
Perante os jornalistas, o italiano, de sorriso estampado no rosto, confessou que a melhoria de rendimento em piso-rápido era precisamente um dos objetivos que trazia juntamente com a sua equipa técnica para esta época de 2026: “Consegui melhorar muito o meu nível em piso rápido. A chave era competir consistentemente nesta superfície, e agora sinto me muito mais confortável.” Abordou ainda as expectativas que reserva para o duelo frente ao compatriota e peso pesado da modalidade Jannik Sinner na próxima eliminatória: “É claro que será uma partida difícil, mas entrar na Rod Laver Arena para jogar contra ele será uma dádiva.”
Leia também:
- – Fritz elimina Wawrinka no último Australian Open do suíço com 30 ases à mistura
- – Surpresa: Naomi Osaka desiste antes de entrar em court na 3.ª ronda do Australian Open
- – Swiatek avança para os ‘oitavos’ apesar de set perdido; Mertens e Wang impressionam
