Leonardo Tavares de regresso à competição
Num press release enviado pelo gabinete de imprensa do LRC ITF Future 1, torneio que se disputa esta semana em Lisboa, a organização anunciou o regresso de Leonardo Tavares à competição profissional de ténis.
Recorde-se que o tenista português não disputa qualquer torneio desde Outubro de 2015, onde disputou o torneio de pares de um Challenger argentino, ao lado de Pedro Sousa. Leo foi também este ano hitting-partner de Novak Djokovic no Masters 1000 de Miami.
Leia aqui o press release completo:
«A chuva adiou o início do LRC ITF Future 1, mas, no domingo, permitiu que ficasse concluída a primeira eliminatória do qualifying e, hoje, deu tempo para a realização de oito encontros da segunda ronda do quadro de 60 jogadores. Nesta segunda-feira, realizaram-se igualmente os sorteios dos quadros principais de singulares e pares. Nesta vertente, irá assistir-se ao regresso de Leonardo Tavares ao circuito profissional, depois de sete meses afastado da competição devido a problemas físicos e de saúde.
“Após longo tempo de ausência do circuito, por lesão e doença, estou a tentar voltar a jogar e decidi apostar numa carreira de pares. Após esta longa ausência perdi todo o ranking que tinha e, por isso, pedi um ‘wild-card’ para a prova de pares, onde jogarei com o Romain Barbosa”, explicou o tenista nascido há 32 anos em Espinho.
Tavares fez parte do top 100 de pares em 2010 (95.º) e do top 200 de singulares (melhor ranking: 186.º), representou Portugal em 20 eliminatórias da Taça Davis, entre 2002 e 2011, e conquistou 20 títulos no circuito profissional: 2 em singulares e 18 em pares, dos quais 5 em challengers.
O quadro de pares é encabeçado pela dupla lusa, Nuno Deus/João Domingues, que se juntarão aos compatriotas Gonçalo Falcão/Fred Gil (cabeça de série n.º3), Francisco Cabral/Felipe Cunha e Silva, Tiago Cação/Luís Faria, Diogo Lourenço/Gonçalo Pereira e os “wild-cards” Nuno Jacinto/Manuel Leonardo e João Faria Carvalho/Martim Leote Prata.
No quadro final individual, que hoje tem início, Portugal vai estar presente através de oito tenistas (além dos que possam vir do qualifying): Romain Barbosa (cs n.º3), João Domingues (cs n.º6), Fred Gil, André Gaspar Murta, os “wild-cards” Gonçalo Oliveira (csn.º8), Filipe Cunha e Silva e Vasco Mensurado e o “special exempt”, Tiago Cação.»