João Zilhão: «É ainda possível termos um tenista do top 10»
Os dois convites restantes para o quadro principal do Millennium Estoril Open vão ser divulgados dentro de algumas horas. Em conferência de imprensa no Clube de Ténis do Estoril, João Zilhão, diretor do novo torneio português, revelou que tem ainda em cima da mesa a entrega de um possível wildcard para um tenista do top 10 mundial, não descartando, de todo, os jogadores nacionais.
“A nossa prioridade é receber os tenistas portugueses e o ténis português, mas também temos de ter um quadro competitivo e muito forte, não só para agradar aos espetadores mas também para os ratings de televisão. Começámos os contactos tarde, quase em fevereiro, e portanto muitos deles já tinham a agenda programada para a temporada de terra batida”, começou por dizer Zilhão.
“Temos de esperar algumas horas ainda. Obviamente que os portugueses são a primeira escolha, mas havendo a possibilidade de dar a algum jogador do top 10, isso vai ser enquadrado. Já demos algumas ‘negas’ a alguns jogadores nestes últimos dias porque não se enquadram neste parâmetro de ser top 10. Sei que os portugueses gostam de ver os portugueses jogar. Muitas coisas estão em cima da mesa”, assumiu o diretor.
Em relação à construção do Clube de Ténis do Estoril para a realização do torneio, Zilhão sublinhou o trabalho árduo que ainda está a ser feito. “Houve aqui desafios que foram muito grandes. Montar um ‘puzzle’ num evento destes, na configuração do clube, não é evidente. Em termos de estacionamento e infraestruturas, nada era evidente. Tivemos de remover luzes de courts, que não tinham dimensões preparadas. A Câmara de Cascais foi fundamental, porque o clube precisava de muitas obras, preparações, pinturas, todo o investimento à volta qualificou a área e só dessa forma é que foi possível realizar um torneio ATP”, confessou.
Quanto à receção das pessoas à estreia de um novo evento português, o público tem oferecido um retorno positivo. “Ao princípio as pessoas estavam um bocadinho receosas de sair de uma zona de conforto, que era o Jamor, onde havia tantos campos e instalações tão amplas, e ouvi já recentemente que essas pessoas estão muito contentes, com um torneio muito acolhedor e que pode ser ainda melhor do que no ano passado. Estou muito feliz por ouvir isso”, disse.
Em jeito de conclusão, João Zilhão deixou claro que o torneio é estreante no circuito principal do ATP World Tour (ATP 250). “Este é um novo projeto, uma nova identidade. Millennium Estoril Open, pela primeira vez no Estoril. Se formos ao site da ATP não há campeões do passado, quem ganhar aqui é o primeiro campeão do Millennium Estoril Open”.
O Millennium Estoril Open decorre no Clube de Ténis do Estoril entre 25 de abril e 3 de maio. Esta sexta-feira à tarde, as obras vão estar totalmente concluídas e, à noite, vai realizar-se o sorteio da fase de qualificação. No sábado é feito o sorteio do quadro principal, que arranca na segunda-feira.