João Sousa desafia Andy Murray na segunda ronda de Roland Garros
João Sousa está na segunda ronda de Roland Garros pela segunda vez na sua carreira. O número um nacional, a competir no evento parisiense depois da final disputada em Genebra, deu de caras com um Vasek Pospisil regressado de lesão e não teve grandes dificuldades para conseguir os parciais de 6-3, 7-6(5) e 6-3 ao fim de 1h56.
Foi graças a uma excelente prestação e de vários winners que João Sousa carimbou esta terça-feira a vitória na primeira ronda de Roland Garros. O 44.º melhor jogador do mundo começou desde cedo a impor a sua superioridade e venceu cinco dos primeiros seis jogos do encontro, selando a primeira partida depois de ter ainda perdido um dos dois breaks de vantagem.
No segundo set, a vantagem de um break esteve uma vez mais na mão de Sousa, mas Pospisil, que já não jogava desde o Masters 1000 de Madrid devido a uma lesão contraída durante um encontro de pares, ainda conseguiu forçar o tiebreak. Depois de alguma equilíbrio no início, o resultado voltou a ser favorável ao vimaranense.
Com um pé na segunda ronda, João Sousa ficou ainda mais confiante nas suas pancadas, arremessou pancadas certeiras de todos os lados do court e melhorou ainda mais a movimentação. As estatísticas finais totalizam 32 winners, 16 erros não forçados e um total de sete breaks conseguidos ao longo das quase duas horas.
Por um lugar na terceira fase do quadro principal, pela segunda vez desde 2013 o vimaranense vai ter de derrotar Andy Murray, que leva uma série de onze vitórias consecutivas sobre o pó-de-tijolo. O britânico já mediu forças com o português em cinco ocasiões, duas delas este ano, e ainda não perdeu qualquer set.