João Fonseca luta, mas cai em verdadeira batalha na segunda ronda do Australian Open
Que batalha! João Fonseca lutou, mas acabou eliminado por Lorenzo Sonego na segunda ronda no Australian Open. O italiano impô-se por 6-7(6), 6-3, 6-1, 3-6 e 6-3 num duelo de mais de 3h30 (o mais longo da carreira de Fonseca) e que marcou a primeira derrota do brasileiro na atual temporada. Na terceira eliminatória, vai enfrentar o húngaro Fabian Marozsan, que passou por Frances Tiafoe em cinco sets.
O primeiro set foi dramático. Enquanto não conseguiu criar nenhuma oportunidade no serviço de Sonego, Fonseca salvou quatro break points – incluindo dois destes em forma de set point em 4-5 e 5-6 – conseguindo forçar a definição para o tie-break. O brasileiro abriu a dianteira com dois mini breaks e teve 6 a 3 a seu favor, mas viu o italiano igualar. Sem perder o foco, João venceu os últimos dois pontos e fechou em 8 a 6 após 1h03.
Sólido no serviço, Sonego seguiu sem dar chances enquanto aproveitou duas quebras – no terceiro e nono jogos – para anotar 6-3 e igualar o encontro. Este foi o primeiro set que Fonseca perdeu na atual temporada depois de ter vencido 20 consecutivos (23 se ainda incluirmos a final das NextGen Finals).
Naquele que foi o set mais rápido até o momento, Sonego fechou a porta contra o carioca. É que o italiano salvou todos os três break points que enfrentou e somou cinco jogos na sequência para anotar 6-1 e virar o placard a seu favor. Nessa partida, Lorenzo disparou o dobro de winners – seis a três – e cometeu dois erros não forçados a menos.
Depois de dois sets em que o brasileiro parecia sem energia, Fonseca mostrou como se perdoa fácil e é resiliente. Aproveitando a única quebra que veio após dupla falta do adversário, o carioca fechou em 6-3 e forçou o quinto e decisivo set. Nesse set, o brasileiro não enfrentou break points e impressionou ao perder apenas dois pontos com o primeiro serviço.
O quinto set seguiu com os sacadores muito firmes nos seus respectivos jogos de serviço. Apesar de João ter sido o primeiro a ter um break point no sétimo jogo, foi o brasileiro que cedeu o serviço na sequência e viu Sonego sacar para o encontro na sequência. Sem desperdiçar a oportunidade, o ex-top 30 fechou em 6-3 e liquidou a partida em 3h40.