João Fonseca na final do conceituado Banana Bowl no Brasil
Depois de uma lacuna de oito anos, o Brasil volta a ter um representante na final dos 18 anos do Banana Bowl. O carioca João Fonseca, número 16 do ranking mundial juvenil, decide o título do torneio, neste sábado (11), não antes das 11h, diante do russo Yaroslav Demin, no court central da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma.
Para chegar à final inédita, Fonseca teve que superar jornada dupla nesta sexta-feira (10). Primeiro, nos quartos de final, o carioca bateu o italiano Federico Cina, por 6-1 e 6-4. Depois, na semifinal, o brasileiro eliminou o primeiro cabeça-de-série, o japonês Rei Sakamoto, por 6-4 e 6-2.
Fonseca fez um jogo equilibrado contra o japonês, principalmente no primeiro set. Já na parcial seguinte, o brasileiro dominou a partida para garantir a vaga na final. “Essa foi uma vitória com o coração. Tanto eu, quanto o Sakamoto, demos tudo que podíamos em quadra hoje. Estou muito feliz por chegar à final. No início da semana, eu havia dito que o foco era no título e amanhã vou dar meu máximo para conseguir”, disse João, que enfrenta seu parceiro nas duplas do Australian Open, onde conquistaram o vice-campeonato.
Natan Rodrigues foi o último brasileiro a disputar uma final sub-18 do Banana Bowl, em 2020, mas acabou por ficar com o vice-campeonato.
Neste sábado, Fonseca poderá se tornar o primeiro brasileiro desde Orlando Luz a conquistar o título de um dos principais torneios infantojuvenis do mundo. O gaúcho foi bicampeão da competição (2014 e 2015).