Irmãos Rocha, Faria e Pereira juntam-se a Araújo na segunda ronda em Vale do Lobo
Os irmãos Henrique Rocha e Francisco Rocha, Jaime Faria e Tiago Pereira entraram com o pé direito no Vale do Lobo Open I e juntaram-se a PedroAraújo na segunda ronda do quadro principal de singulares deste ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, de 12 a 19 de novembro, na Vale do Lobo Tennis Academy.
De regresso ao circuito internacional quatro dias depois de ter vencido o Campeonato Nacional Absoluto, Henrique Rocha (277.º classificado no ranking ATP) confirmou as credenciais de quarto cabeça de série com um triunfo muito autoritário por 6-0 e 6-1 contra Rodrigo Fernandes (1400.º), três anos mais novo e campeão nacional de sub 18.
Resolvido em 63 minutos, o choque entre campeões nacionais desenrolou-se ao ritmo do mais velho, que dominou com o serviço e com a direita para assinar o 56.º triunfo da época no circuito internacional.
Em busca de um lugar no qualifying do Australian Open, e sem receio de o assumir, Henrique Rocha — o português com mais lugares ganhos no ranking ATP este ano (já são quase 600) — discutirá a presença nos quartos de final com Rayane Oumaouche (1414.º). O francês iniciou a participação no qualifying e prolongou a campanha com uma suada vitória por 2-6, 6-4 e 7-5 sobre o equatoriano Antonio Cayetano March (1204.º e vencedor do torneio wild card) ao cabo de 3h12.
Tal como Henrique Rocha, também o irmão mais velho, Francisco Rocha, celebrou no decorrer desta quarta-feira.
Depois de duas vitórias no qualifying, o ex-universitário (estudou na Middle Tennessee State University, nos EUA) voltou a triunfar em duas partidas. No entanto, para o fazer precisou de resistir a dois tie-breaks, até que superou o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (718.º) por 7-6(1) e 7-6(3).
Obrigado a manter a concentração durante 2h54, o portuense não foi particularmente eficaz na pancada de serviço (só colocou 50% das primeiras bolas), mas jogou com as condições de jogo — em particular o maior ressalto da bola — e com a variação dessa pancada para levar a melhor neste duelo ibérico, guardando o melhor para os dois “tira-teimas”.
Francisco Rocha discutirá a segunda ronda com outro jogador que vem da fase de qualificação: o italiano Pietro Pampanin (1152.º), responsável pelo afastamento do checo Marek Gengel (433.º), sétimo cabeça de série, com os parciais de 6-4 e 6-3.
Antes, Tiago Pereira já se tinha tornado no primeiro vencedor português desta jornada.
Último de quatro portugueses a obter entrada direta no quadro principal do nono torneio do ano a acontecer nesta região do país, o tenista algarvio de 19 anos liderava só precisou de 50 minutos para assinar a presença na segunda ronda, pois liderava por 6-1 e 2-1 quando o croata Luka Mikrut (494.º e oitavo cabeça de série) desistiu devido a uma entorse no pé esquerdo sofrida logo ao segundo jogo do encontro.
A jogar praticamente em casa, Tiago Pereira soube, pouco depois, que discutirá a próxima fase com MatejVocel (810.º). O checo venceu por 6-4 e 6-3 e colocou um ponto final na campanha do jovem Tiago Boschmans, que procurava o primeiro ponto ATP da carreira — qualificou-se pela primeira vez para um quadro principal de singulares.
O último jogador “da casa” a seguir em frente foi Jaime Faria. A atuar pela primeira vez sob a condição de vice-campeão nacional absoluto, o lisboeta de 21 anos (número 412 ATP e sexto cabeça de série) superou o qualifier checo David Poljak (868.º) por 6-3 e 7-6(6).
Apesar de ter selado a vitória em duas partidas, Faria sentiu dificuldades na pancada de serviço (só colocou 49% das primeiras bolas) e não escondeu a falta de boas sensações durante o primeiro desafio da semana.
O jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já venceu sob os holofotes da Vale do Lobo Tennis Academy e na análise ao encontro de estreia não escondeu a vontade de defrontar Kyle Edmund, que à mesma hora ainda atuava.
Pouco depois, o britânico de 28 anos (ex-número 14 mundial e atualmente na 527.ª posição) “fez-lhe a vontade” ao concretizar o triunfo sobre o espanhol Benjamin Winter Lopez (817.º) por 6-3, 3-6 e 6-3.
Na quinta-feira, Francisco Rocha será o primeiro português a ir a jogo, logo às 10h. Depois entrarão em ação Henrique Rocha e Tiago Pereira, com Jaime Faria e Pedro Araújo (este último frente ao segundo cabeça de série, LucasPoullain) a discutirem os últimos encontros de singulares do dia.
A jornada ficará concluída com os quartos de final de pares e daí sairão dois semifinalistas portugueses, pois Henrique Rocha e Francisco Rocha terão pela frente Rodrigo Fernandes e João Dinis Silva.