Insólito. Dudi Sela desiste a meio de encontro para poder cumprir jejum dos judeus
Dudi Sela, número 77 do ranking ATP, desistiu esta sexta-feira no início do terceiro set do seu encontro dos quartos-de-final do ATP 250 de Shenzhen, na China, frente ao ucraniano Alexandr Dolgopolov, sem que aparentasse qualquer problema físico, com o resultado em 6-3, 4-6 e 1-0 favorável ao tenista de leste.
Sela abandonou o encontro horas antes do início do Yom Kipur, um dos dias mais importantes do ano para os Judeus, que é marcado pelo ‘perdão’ e pela abstinência a algumas das coisas que habitualmente fazem parte das rotinas dos fiéis desta religião. Os judeus ‘devem’ cumprir um jejum total desde o pôr do sol do dia anterior até ao pôr do sol do dia do Yom Kipur (que este ano é a 30 de setembro), pelo que Sela acabou por abandonar o encontro ao aperceber-se de que o pôr do sol estava próximo.
Durante o Yom Kipur, os judeus devem ainda entrar em intensa oração e ver-se privados de usar calçado de couro, utilizar eletrodomésticos ou mesmo… tomar banho. Sela terá pedido para iniciar o seu encontro mais cedo, mas viu esse pedido rejeitado pela organização do torneio chinês.
Sela vinha a fazer uma boa semana na China e até eliminou Mischa Zverev, terceiro cabeça-de-série, nos oitavos-de-final da prova.