Garbiñe Muguruza garante que há jogadores que começam a ganhar encontros… nos balneários
Está a ser um excelente ano 2017 para Garbiñe Muguruza. A espanhola arrecadou o seu segundo Grand Slam da carreira, em Wimbledon, e chegou ao topo do ranking mundial. A chave para o sucesso? A sua atitude.
“Se eu jogar contra a Maria Sharapova e se todos os jogos forem difíceis, ela sabe que quando for enfrentar a Garbiñe, enfrentará uma pessoa difícil. É esse o respeito que ganhas. É esse o respeito que têm ao Rafael Nadal. Há muitos jogadores, que quando o enfrentam, já perderam no aquecimento. Tento fazer o outro suar e não facilitar em nada. Se me ganhar, ganhou, mas tem de fazer por me ganhar. Eu gosto dessa mentalidade. Há jogadores que ganham nos balneários, como a Serena e o Federer.”, revelou Muguruza numa entrevista ao diário argentino La Nacíon.
Tal como o seu compatriota Rafael Nadal, Muguruza confessa ter algumas rotinas durante os encontros, uma delas falar consigo mesma: “Sim, falo comigo mesma. Como uma louca, a toda a hora. Eu estou ali sozinha e tenho que lidar comigo, contra a minha adversária, mas eu não o expresso, tenho de colocar a minha poker face enquanto digo: ‘Vá, agora é um momento importante, não te ponhas nervosa’. Eu penso em como jogar, como preparar o ponto, porque isso é tática o tempo todo. E se eu falhar: ‘Vá, esquece, vamos ao próximo ponto, não fiques com raiva, próximo ponto’. É um trabalho,”