Francisco Rocha cai aos pés de Moro Canas no Braga Open
Depois de uma semana fulgurante no Lisboa Belém Open, que por pouco não deu no título de Henrique Rocha, é tempo de seguir para Braga, cidade dos arcebispos, que recebe este ano o torneio ATP Challenger de categoria 75 e que já presenciou mais do que uma conquista por parte de jogadores portugueses no passado, com Pedro Sousa e João Domingues a conquistarem o troféu em 2018 e 2019, respetivamente.
Nesta 7.° edição do Braga Open, Francisco Rocha (766.° ATP) foi o primeiro tenista luso a entrar em ação no quadro principal, ao medir forças esta segunda-feira com Alejandro Moro Canas (269.°). Apesar de ter dado boa conta de si, especialmente, no segundo set, onde conseguiu equilibrar bastante a partida frente ao madrileno (esteve inclusive break acima), o maiato de 26 anos não conseguiu evitar o desaire em parciais diretos de 6-2 e 7-6(4) na eliminatória inaugural da prova bracarense e despediu-se, assim, da competição individual. Ainda irá a jogo na variante de pares.
Além do encontro do Francisco Rocha, realizaram-se mais três nesta jornada inaugural do quadro principal. O antigo top25 mundial e finalista de Masters 1000, Dusan Lajovic (125.° ATP) precisou de 13 match-points para bater o espanhol de 22 anos Daniel Rincon em dois sets. Por sua vez, Luka Mikrut (242.°) derrotou o jovem austríaco Joel Schwaerzler por 7-6(3) e 6-2 e o campeão em título Elmer Møller (atual 117.°) beneficiou da desistência do sueco Elias Ymer … ao cabo de 16 minutos.
De salientar que a fase de qualificação ditou mais uma presença portuguesa no quadro principal: Tiago Torres (873.°), que continua a brilhar em provas do circuito secundário. O encaixe dos qualifiers, e dos lucky-losers – fruto dos abandonos de Ignacio Buse e Guy Den Ouden, foi prontamente realizado após o término do qualifying e fechou o elenco, que é encabeçado por Carlos Taberner (atual 108.° ATP).
O tenista lisboeta de 23 anos Pedro Araújo (479.°) vai encarar o lucky-loser espanhol Barranco Cosano, enquanto que Tiago Torres dará seguimento a esta onda de vitórias com um confronto perante o cotado e segundo pré-designado Roberto Carballes Baena (113.°). Frederico Silva (234.°) vai defrontar o qualifier indiano Sumit Nagal (289.° e antigo top70), ao passo que o jovem algarvio de 21 anos Tiago Pereira (282.°) tem agendado um compromisso diante do argentino e 8.° cabeça-de-série Marco Trungelliti (143.°).
Além disto, Jaime Faria (118.°), que defende o estatuto de 5.° cabeça-de-série, vai novamente protagonizar um duelo com o italiano Stefano Travaglia (239.°), seu “carrasco” da semana passada no CIF, ao passo que o vice-campeão do Lisboa Belém Open Henrique Rocha (171.°) enfrenta de entrada o britânico Jay Clarke (185.°).