Federer conta o que todos querem saber: os segredos da sua longevidade
Roger Federer, recente campeão do Australian Open aos 35 anos, quando muitos já o tinham colocado de fora das contas no que ao lote de favoritos aos grandes títulos dizia respeito, tem sido muito elogiado precisamente pela forma como se tem conseguido manter no topo após tantos anos. Em entrevista ao site ‘Tennis Smash’, o helvético conta alguns dos segredos da sua longevidade.
- Amor ao ténis. “Se não gostares daquilo que fazes… vai tornar-se tudo demasiado difícil. Para mim tem-se tornado bem mais simples porque eu sei exatamente a razão pela qual jogo ténis. É porque gosto. E isso lá no fundo é muito importante”.
- Calendário inteligente ao longo da carreira. “Sempre tentei ter a certeza de que tinha momentos de paragem suficientes, férias suficientes e momentos de preparação para os torneios. Quando paras, é difícil voltar à competição nos dois primeiros encontros, mas quando recuperas o ritmo torna-se uma grande vantagem ter tido essa longa paragem.”
- Bom ambiente familiar. “Tenho a convicção de que ter um ambiente saudável em casa ajuda. A minha relação com a minha mulher e a minha família tem sido fantástica..”