EM GRANDE! Filipa Mendonça junta-se a Ana Catarina Nogueira no quadro principal do MASTERS de Barcelona
Mais uma conquista para o padel português, desta feita escrita e construída por Filipa Mendonça. A jogadora do Team FPP juntou-se a Ana Catarina Nogueira, apurada por ranking, no quadro principal do Barcelona Masters, um dos quatro torneios de categoria máxima do World Padel Tour.
E fê-lo ao lado da parceira Ingrid Campoy e com a ajuda de Miguel Sciorilli, ex-treinador de Fernando Belasteguín. Filipa Mendonça e a espanhola Ingrid Campoy sobreviveram à sempre competitiva e desgastante fase de qualificação para garantir uma das quatro vagas disponíveis na principal grelha do torneio, que está a decorrer no Real Club d Polo Barcelona.
No último encontro da prévia, a dupla luso-espanhola não deu hipóteses, segundo Ana Nogueira a “jogar muito bem”, e bateu Idoia Egañae Juncal Menéndez, por duplo 6-2. “Foi um jogo difícil, embora o resultado possa não transmitir isso. Conseguimos colocar em prática um nível de padel muito alto e jogar de forma incómoda para as adversárias”, começa por contar ao Bola Amarela Filipa Mendonça, número 155º da hierarquia mundial, confessando ter contado com a preciosa ajuda de Miguel Sciorilli que, durante 13 anos, treinou o número um do Mundo, Belasteguín.
“Ter no banco o Miguel ajuda e muito a termos confiança na tática e elevarmos o nível individual e da dupla”, reconhece, revelando estar a beneficiar do fato de Sciorilli ser treinador da sua parceira Ingrid Campoy, assim como de Ari Sanchez. “Ele é uma máquina e eu estou a adorar a oportunidade de trabalhar com ele.” A estratégia utilizada para ultrapassar a última ronda de qualificação, explica, foi precisamente abrandar “o ritmo de jogo rápido” que as adversárias tanto apreciam. “Elas voleiam muito bem. E nós optámos por acalmar o ritmo de jogo, defender com paciência, levantar a bola e esperar pela oportunidade para contra-atacar. Quando servíamos, pressionávamos desde o primeiro volei”, relata a jovem madeirense, de 26 anos.
Apesar de não ser a estreia num quadro do WPT, já havia acedido há dois anos WPT de Badajoz com Helena Medeiros, a jogadora portuguesa diz-se “muito feliz” por esta conquista. “Tenho me dedicado para obter este resultado e felizmente consegui. Normalmente são três rondas para aceder ao quadro e, neste torneio, foram quatro, por isso estou ainda mais satisfeita”, admite.
Ultrapassada a fase de qualificação, Filipa Mendonça e a sua parceira jogam ainda esta quarta-feira, por volta das 19h00 em Portugal, a primeira ronda do Barcelona Masters com a dupla constituída por Nuria Rovira e Cristina Argemi. Ana Catarina Nogueira, 25º do ranking mundial, e Valeria Pavón também se vão estrear esta tarde, nunca antes das 16h00, no torneio do World Padel Tour frente a Maite Alonso e Tamara Icardo.