É oficial: Yannick Noah é o novo capitão da seleção francesa
Yannick Noah está de regresso ao comando da seleção francesa. Depois de ter ocupado o cargo de capitão da Taça Davis em 1991 e em 1996, conduzindo a França ao título nas duas ocasiões, o antigo jogador de 55 anos volta a ser anunciado pela Federação Francesa de Ténis como o selecionador da equipa gaulesa.
A decisão foi tornada pública esta segunda-feira, três dias depois de Arnaud Clement, no cargo desde 2013, ter sido despedido pela federação, que alegou falta de resultados e más decisões tomadas pelo antigo jogador nos confrontos anteriores.
A França foi afastada nos quartos-de-final pela finalista Grã-Bretanha e as culpas não demoraram a ser atribuídas a Clement, por ter optado utilizar Jo-Wilfried Tsonga e Gilles Simon em detrimento de Richard Gasquet, semifinalista de Wimbledon, apenas cinco dias antes da eliminatória disputada no Queen’s Club londrino.
A esperança de conquistar a saladeira pela décima vez volta a estar, assim, depositadas no antigo campeão de Roland Garros (1983), último jogador homem a vencer um Grand Slam. A última vez que a França se sagrou campeã da Taça Davis foi em 2001, tendo perdido três finais desde então: com a Rússia em 2002, com a sérvia em 2010 e com a Suíça na temporada passada.