Dokic conta como chegou aos 120 quilos: «Fui atirada para a reforma e não sabia que direção seguir»
Depois de se retirar em 2014, Jelena Dokic sentiu na pele a opressão em que se pode tornar a liberdade a que está sujeito um jogador de ténis quando deixa de o ser. Passar de uma rotina minuciosamente preparada com meses de antecedência para a chamada vida normal revelou-se uma tarefa para a qual a australiana de 35 anos não estava preparada, encontrando refúgio na comida.
Com o peso a chegar aos 120 quilos, em 2018, o resultado não foi bonito de se ver. “Não queria sair de casa e cheguei a recusar oportunidades de trabalho por estar tão insegura e infeliz”, disse a antiga jogadora ao Daily Mail Austrália. “Fui atirada para a reformar e não sabia que direção seguir. Não estava preparada, e foi isso que provocou o aumento de peso”, explicou Dokic ao Sunday Herald Sun, em janeiro deste ano.
“Quando somos atleta profissional vivemos numa bolha que não é a realidade. Fazem tudo por nós, preparação dos treinos, comida, viagens, gestão da carreira, e quando se regressa à vida real é tudo muito diferente”,frisou Dokic, que decidiu que era altura de enfrentar e lutar contra o excesso de peso e inércia em que estava envolvida há cerca de um ano.
Com a ajuda de um programa de perda de peso, a jogadora de origem sérvia perdeu 40 quilos no último ano, chegando aos 80. A campeã de oito títulos WTA espera que esta força de vontade que levou a uma profunda transformação do seu corpo seja vista como uma inspiração para outras pessoas que passem pelas mesmas dificuldades.
“Espero inspirar e motivar outras pessoas. Não importa o que pretendam atingir, tudo se consegue. Vou a metade da minha jornada de perda de peso e estou muito entusiasmada com o que aí vem”, concluiu Dokic, que tem como objetivo chegar aos 66 quilos.