Bélgica e Argentina a um passo das meias-finais
França vs Reino Unido, 1-1
Terminou empatado a primeira jornada daquele que é o confronto de Taça Davis com um melhor nível em termos de classificação no Grupo Mundial. Gilles Simon entrou em court no primeiro confronto para medir forças com James Ward, número dois britânico e 89 do mundo. O confronto terminou com os parciais de 6-4, 6-4 e 6-1 favoráveis ao francês, que roubou cinco jogos de serviço ao adversário e mostrou-se bastante sólido na superfície relvada.
Pouco tempo depois, foi a vez de Andy Murray brilhar perante as milhares de pessoas nas bancadas ao levar de vencido Jo-Wilfried Tsonga, por 7-5, 7-6(10) e 6-2. Tsonga ainda salvou um set point na primeira partida e desperdiçou três na segunda, dando uma vantagem ao adversário que é determinante quando se tem o público do seu lado. O encontro durou 2h37.
Austrália vs Cazaquistão, 0-2
Coube à nova geração carregar as cores da bandeira australiana neste primeiro dia e as coisas não correram nada bem. O calor apertou em Darwin e quem pareceu não lidar bem com a situação foram os próprios australianos, a começar por Thanasi Kokkinakis. O número 69 da hierarquia cedeu pelos parciais de 6-4, 6-3 e 6-3.
Com a vantagem do outro lado, Nick Kyrgios demonstrou uma impaciência ainda maior do que o seu compatriota em relação ao calor as primeiras duas partidas não tiveram sequer qualquer ponto de break e o vice-campeão do Estoril Open ainda esteve a liderar por 5-3 no terceiro, mas perdeu as estribeiras a partir dessa altura e permitiu a Alexander Nedovyesov confirmar a vantagem para o seu país.