Azarenka, Muguruza & Ivanovic firmes perante a debandada
Apontada como uma das grandes candidatas ao título em Melbourne, especialmente depois do título conquistado em Brisbane, Victoria Azarenka voltou a convencer esta quinta-feira e carimbou o passaporte para a terceira ronda do Australian Open 2016.
Campeã do torneio em 2012 e 2013, Vika, que na primeira ronda havia aplicado uma imaculada bicicleta à belga Alison Van Uytvanck, só cedeu três jogos diante da montenegrina Danka Kovinic, impondo-se por 6-1 e 6-2 em exatamente uma hora.
Possível adversária de Azarenka logo nos oitavos-de-final, Garbine Muguruza, a jogar com melhor ranking ainda viva na metade inferior do quadro, voltou a vencer com relativa tranquilidade. A espanhola ainda demorou algum tempo a adaptar-se ao ténis da experiente Kirsten Flipkens, mas acabou por resolver o assunto em apenas dois sets, por 6-4 e 6-2, em 1h25.
“Estou-me a sentir bem. Por mim jogava sempre nestes grandes palcos, em courts com muita gente e em situações de pressão. É assim que me sinto motivada para jogar melhor”, confessou a espanhola após o encontro.
No encontro de abertura da Rod Laver Arena, Ana Ivanovic, finalista do torneio em 2008 e uma das jogadoras mais queridas do público australiano, fez uma exibição interessante para derrotar a letã Anastasija Sevastova, campeã do Estoril Open, no Jamor, em 2010, por 6-3 e 6-3. O encontro ficou marcado por uma pausa de mais de meia hora provocada por uma queda muito feia de uma espectadora, que teve de ser imobilizada ainda no local.
Ivanovic terá agora um teste muito duro, uma vez que defronta na próxima ronda a norte-americana Madison Keys, que em 2015 chegou às meias-finais deste torneio. Keys bateu na segunda ronda a cazaque Yaroslava Shvedova, por 6-7(4), 6-3 e 6-3.
Ivanovic is through! The third round awaits #AusOpenhttps:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//t.co/RgdKjyBoBt
— Australian Open (@AustralianOpen) 21 janeiro 2016
Mais de metade das cabeças-de-série já disseram adeus
Antes do início da terceira ronda, já mais de metade das 32 cabeças-de-série do quadro feminino foram eliminadas. Esta quinta-feira, foi a primeira metade do dia assistiu às derrotas de Jelena Jankovic, Sabine Lisicki e Elina Svitolina.
Jankovic, ex-número e semifinalista em 2008, não resistiu a Laura Siegemund por 3-6, 7-6(4) e 6-4; Lisicki, antiga finalista de Wimbledon, foi afastada pela checa Denisa Allertova, por 6-3, 2-6 e 6-4; e Svitolina, recente finalista na Hopman Cup, foi totalmente ultrapassada em potência por Naomi Osaka, jovem qualifier japonesa de 18 anos, que venceu por 6-4 e 6-4.