E as melhores duplas de 2016 do WPT são…
Fernando Belasteguín e Pablo Lima foram distinguidos na última quarta-feira, dia 22 de março, na Gala de Apresentação da época de 2017 do World Padel Tour, em Madrid, como a melhor dupla masculina da temporada passada. O argentino e o brasileiro conquistaram 12 títulos, em 14 torneios jogados em 2016, e somaram 29.280 pontos, números jamais atingidos no circuito internacional, mesmo com Bela a liderar o ranking mundial nos últimos 15 anos.
Foi, por isso, sem surpresas que os dois subiram ao palco para receber o prémio destinado à melhor dupla, que se formou há apenas dois anos. Na competição feminina, Marta Marrero e Alejandra Salazar foram as galardoadas da noite. Ao longo de toda a temporada 2016, as duas espanholas travaram duras batalhas com as irmãs Sanchez Alayeto pelo sucesso nos torneios do WPT. E no final do ano apresentaram 7 títulos, cinco dos quais conquistados de forma consecutiva nos derradeiros cinco eventos da época, sem ceder um único set, e usurparam o topo do “ranking” mundial, com 19.840 pontos.
Ao cabo de um par de anos de parceria, Marrero e Salazar foram agraciadas com o prémio de melhor dupla de 2016. Em termos individuais, o argentino Franco Stupaczuck, de 20 anos, foi considerado a Revelação do Ano pelo WPT, que premiou a ascensão de 30 lugares no “ranking” para terminar, a época de estreia, no 15º posto entre a elite mundial. Apesar de não ter sido destacado quarta-feira em Madrid, o português Diogo Rocha já havia sido nomeado pelo WPT o jogador com o maior número de jogos disputados no circuito internacional na temporada passada.