Angelica Moratelli surpreende Victoria Bosio e vence a Magnesium-Ok Cup
Quarta final do ano. Quarto título. E a certeza de que Oeiras e Portugal ficarão para sempre no seu coração. Angelica Moratelli sagrou-se este domingo campeã individual da primeira edição da Women’s Oeiras Magnesium-OK Cup, torneio ITF de 10.000 dólares que aFederação Portuguesa de Ténis organizou no Clube Escola de Ténis de Oeiras, com o apoio da Angelini Farmacêutica.
Para uma primeira edição pouco mais se poderia pedir. Depois de ao longo da semana se ter testemunhado o incrível desempenho da jovem portuguesa de 18 anos, Inês Mesquita, só travada nos quartos-de-final, quis o destino que as duas principais candidatas ao título se defrontassem na final, para um primeiro encontro de carreira entre ambas.
E com o arranque do encontro decisivo esta manhã no Clube Escola de Ténis de Oeiras, tudo parecia encaminhado para que as hierarquias fossem respeitadas, com a primeira cabeça-de-série, Victoria Bosio (484ª WTA) a chegar tranquilamente a uma vantagem de 3-1 – ela que não tinha sequer cedido um set até chegar à final.
Vice-campeã de pares na véspera, porém, a argentina assistiu à recuperação da adversária.Moratelli (491ª WTA) não baixou os braços, afinal de contas também ela no sábado havia sobrevivido a dois match-points diante da norte-americana, Nicole Coopersmith, e certamente se lembrou dessa reviravolta para assumir o comando do encontro. Fechou a primeira partida por 6-4, e conseguiu um break de vantagem para 3-1 no segundo set, dilatado poucos minutos depois quando quebrou o saque a Bosio para fechar o encontro pelos parciais de 6-4 e 6-2, em apenas 76 minutos.
“Estou muito contente por ter conseguido a vitória. A Victoria é uma grande jogadora, sabia que não ia ser fácil, mas recuperei bem da desvantagem inicial e acabei por vencer”, começou por referir a tenista natural de Trento (Norte de Itália). Sobre o facto de ter conquistado em Oeiras o quarto título do ano, depois de três vitórias em Hammamet (Tunísia), pareceu não ficar surpreendida Moratelli, mas fez questão de referir que não quer ficar por aqui.
“Acima de tudo quero continuar a divertir-me enquanto jogo ténis mas, continuando com os bons resultados, é natural que ambicione mais e isso passará por tentar jogar torneios mais importantes, embora estas competições mais pequenas fiquem sempre guardadas no meu coração”, concluiu, antes de seguir viagem para o ITF 10.000 dólares de Cantanhede, no qual será terceira cabeça-de-série.
Igualmente entre as principais favoritas no torneio jogado em relva sintética (carpet), mas como segunda pré-designada, estará Victoria Bosio que, antes de deixar o Clube Escola de Ténis de Oeiras, deixou palavras de reconhecimento a toda a organização. “Gostava muito de ter ganho, ainda para mais depois de ter vencido na última semana em Buenos Aires. Não é todos os dias que se ganham torneios em semanas consecutivas. Mas tenho de dar os parabéns à Angelica que de facto jogou muito bem, não só na final, como ao longo da semana, sendo que os parabéns se estendem também a toda a organização pelo excelente torneio e condições que proporcionaram a todas as jogadoras”.
Feitas as contas finais da primeira edição da Women’s Oeiras Magnesium-OK Cup,Angelica Moratelli levou para casa um cheque no valor aproximado de 1.300 dólares, recebendo ainda o troféu Vista Alegre das mãos do vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Morgado – bem como uma lembrança da Barral, entregue por Luigi Cianci, administrador da Angelini Farmacêutica em Portugal.
Já Victoria Bosio contentou-se com metade do prémio monetário atribuído à campeã, recebendo de Nuno Campilho (presidente da Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra) o troféu de vice-campeã e ainda a lembrança Barral entregue por Carlos Falcão, presidente do Clube Escola de Ténis de Oeiras.
A Federação Portuguesa de Ténis dá assim por concluída a Women’s Oeiras Magnesium-OK Cup, agradecendo a todas os Parceiros e Patrocinadores que tornaram possível a realização do evento, nomeadamente a Angelini Farmacêutica, a Câmara Municipal de Oeiras, a Fonte Viva, a Srixon, a Top Care, a Vista Alegre, a Cunha e Silva Tennis Academy, o Clube Escola de Ténis de Oeiras e ainda a Associação de Ténis de Lisboa.