Andy Murray não poupa elogios a João Sousa: «Ele vence e sabe como vencer»
Já se contam as horas para a altura em que Andy Murray e João Sousa vão entrar em court para lutar pelo acesso aos oitavos-de-final do Open da Austrália. O número um nacional e o jogador britânico vão encontrar-se pela terceira vez em Melbourne e sexta na carreira. Em conferência de imprensa, Murray não se poupou a elogiar o ténis de Sousa, confessando que espera bastantes dificuldades no duelo deste sábado.
Em 2013, foi na segunda ronda. No passado foi já na terceira e, este ano, a história repete-se entre o número dois e o número 33 da hierarquia mundial. E conhecendo bem o seu adversário, Murray já sabe o que esperar: “É um atleta. Ele vence e sabe como vencer os seus encontros. Ele entende bem o jogo e aproveita o seu próprio jogo ao máximo”.
“Também jogámos em Roland Garros, no ano passado”, referiu Murray. No que toca ao estilo de jogo, o segundo pré-designado do Open da Austrália referiu que João Sousa “é praticamente o oposto do Groth”, o adversário da ronda anterior. “Joga predominantemente do fundo do court, é muito sólido da linha de fundo. Não tem obviamente um serviço tão grande, mas devolve muito. E move-se muito bem”, continuou.
Com a lição bem estudada, o britânico, prestes a ser pai pela primeira vez, diz que terá de estar com o seu ténis bem afinado para que tudo corra como planeado:
“Se eu jogar bem tenho boas oportunidades. Mas ele é o tipo de jogador que, se não estiver a jogar a um determinado nível, pode tornar as coisas muito difíceis, como o fez em Roland Garros. Passei por algumas complicações com ele”
A única vez que Andy Murray perdeu um set com João Sousa foi precisamente em Roland Garros. Nos restantes cinco encontros, todos sobre o piso rápido, o jogador de 28 anos venceu em sets diretos, mas nunca terá encontrado o vimaranense tão bem classificado anteriormente. Um encontro a não perder.