[VÍDEOS] Faz hoje sete anos que João Sousa mudou o ténis português… para sempre

Por José Morgado - Setembro 29, 2020

29 de setembro é, sem dúvida alguma, uma das datas mais importantes da história do ténis português. Há exatamente sete anos, em Kuala Lumpur, João Sousa, então com 24 anos, tornava-se no primeiro tenista português da história a conquistar um título ATP, ao vencer o francês Julien Benneteau numa final épica, em que chegou a salvar match point.

O que se seguiu… todos sabemos: mais dois títulos ATP, outras nove finais no principal circuito, a entrada no top 50, no top 40, no top 30, múltiplas terceiras rondas em três dos quatro Grand Slam e a inédita presença nos oitavos-de-final de um torneio do Grand Slam, no US Open 2018 e Wimbledon 2019.

Mas as imagens e as memórias desse primeiro grande momento da carreira de Sousa vão mesmo perdurar para sempre.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=i-W3WCUj6Pk

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=DXJtzX_ukeQ

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=cCrmQYWZswk

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt