Veja como eram estes 12 jogadores de ténis em criança

Por Inês Mata - 29 Janeiro, 2019

É de pequenino que se torce o pepino e estes atletas não eram exceção

 

Como é que é possível identificar uma criança talentosa no ténis? A verdade é que qualquer um pode aprender e tornar-se num jogador de ténis razoável. No entanto, nem todos têm a capacidade de conseguir uma carreira profissional. Para alcançarem o sucesso, muitos atletas atuais começaram a treinar bastante cedo e trabalharam afincadamente para chegarem ao patamar dos dias de hoje e terem sucesso. Apresentamos-lhe 12 tenistas bem conhecidos do público e falamos-lhe um pouco da infância de cada um.

 

 

Venus Williams:  

Nascimento: 17 de junho de 1980 (38 anos), Lynwood, Califórnia, EUA

Serena Williams:

Nascimento: 26 de setembro de 1981 (37 anos), Saginaw, Michigan, EUA

 

Resultado de imagem para serena williams venus williams kids

serena williams GIF

 

Venus e Serena são as mais novas de cinco irmãs e eram ainda crianças quando o pai, o empreendedor Richard Williams, colocou em prática o seu plano de tornar as filhas em símbolos do ténis mundial. O progenitor, ainda antes das filhas terem nascido, jurou que ambas seriam tenistas… Promessa cumprida.

 

 

Rafael Nadal:

Nascimento: 3 de junho de 1986 (32 anos), Manacor, Espanha

 

Resultado de imagem para rafael nadal kid

 

Nadal cresceu nas Ilhas Baleares e, segundo a sua biografia, o tenista não gostava muito da companhia dos próprios pais, preferindo a da restante família. Aliás, os tios foram determinantes na sua infância e foram os maiores influenciadores do seu crescimento como atleta.

 

Roger Federer

Nascimento: 8 de agosto de 1981 (37 anos), Basileia, Suíça

 

 

Resultado de imagem para roger federer as a kid

 

O jogador suíço acredita que as suas origens foram imprescindíveis no seu processo de crescimento como tenista.  Ainda assim, hoje em dia considera-se um homem diferente e acha que lida melhor com as falhas e desilusões: “Eu era demasiado perfecionista em criança”, revela.

 

 

Maria Sharapova

Nascimento: 19 de abril de 1987 (31 anos), Niagan, Sibéria, Rússia

 

Resultado de imagem para maria sharapova as a kid

 

A infância de Sharapova tem todos as características de um astro desportivo em crescimento. A tenista nasceu em 1987 em Niagan, na Sibéria, uma área que é conhecida pelos campos de petróleo e refinarias e os seus pais, Yuri e Yelena, eram originalmente da Bielorrússia. Apenas um ano antes de nascer, o reator nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu e o desastre enviou famílias da região para o leste, para fugir da precipitação tóxica.

 

 

Anna Kournikova

Nascimento: 7 de junho de 1981 (37 anos), Moscovo, Rússia

 

 

Resultado de imagem para anna kournikova as a kid

 

A tenista Anna Sergeyevna Kournikova nasceu em Moscovo, na Rússia. Anna começou a jogar ténis aos cinco anos. Aos dez anos, foi para os Estados Unidos treinar na famosa Academia de Ténis de Nick Bollettieri, na Flórida. Kournikova venceu vários torneios juniores internacionais e foi declarada Campeã Mundial Júnior da ITF, em 1995. Mais tarde, iniciou uma relação amorosa com o famoso cantor Enrique Iglesias.

 

Simona Halep

Nascimento: 27 de setembro de 1991 (27 anos), Constança, Roménia

 

Imagem relacionada

Simona Halep começou a jogar ténis por influência do seu irmão mais velho. Aos 16 anos, a atleta mudou-se para Bucareste, a fim de prosseguir com a sua carreira na modalidade. Halep representa a sua nacionalidade com orgulho sempre que entra em court: “Todos os dias jogo pelo meu país. Ao lado do meu nome está sempre a bandeira romena”.

 

Kevin Anderson

Nascimento: 18 de maio de 1986 (32 anos), Joanesburgo, África do Sul

 

Imagem relacionada

 

Kevin Anderson licenciou-se na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. O tenista começou a treinar ainda em criança à semelhança da generalidade dos colegas de profissão. Em adolescente, cruzou-se com o pequeno Rafael Nadal.

 

 

Andy Murray

Nascimento: 15 de maio de 1987 (31 anos), Glasgow, Reino Unido

Resultado de imagem para andy murray as a kid

Nascido e criado na Escócia, Murray passou parte da sua adolescência em Espanha para treinar. Com 17 anos, ele tornou-se o número um do mundo em juniores e o jogador mais jovem a representar o Reino Unido na Davis Cup. Para além dos seus feitos em court, Andy Murray era igual ao ator de Love Actually, não concordam?

 

 

Sania Mirza

Nascimento: 15 de novembro de 1986 (32 anos), Bombaim, Índia

 

Imagem relacionada

O pai de Mirza, Imran, era jornalista desportivo e, talvez por este motivo, tenha influenciado a carreira da filha. Aos 12 anos, a Adidas começou a patrocinar a atleta. Mais tarde, o pai começou a treiná-la.

 

 

Naomi Osaka

Nascimento: 16 de outubro de 1997 (21 anos), Osaka, Japão

 

Imagem relacionada

 

A mãe de Osaka é japonesa e o pai do Haiti. Naomi tem uma irmã mais velha, Mari, que é igualmente jogadora de ténis profissional.

Quando a desportista tinha apenas três anos, a família mudou-se do Japão para Nova Iorque. O pai decidiu colocar as filhas a treinar quando viu as irmãs Williams a competirem em 1999.

 

 

Novak Djokovic

Nascimento: 22 de maio de 1987 (31 anos), Belgrado, Sérvia

 

Resultado de imagem para novak djokovic as a kid

 

 

Djokovic segurou uma raquete de ténis pela primeira vez quando tinha apenas quatro anos de idade. Em 1993, a tenista jugoslava Jelena Gencic viu-o a jogar e considerou-o o melhor talento que já tinha observado, desde Monika Seles. Posto isto, Gencic decidiu treiná-lo nos seis anos seguintes. Aos 13 anos, Djokovic mudou-se para Munique para seguir uma carreira profissional.

 

 

Inês Mata
Licenciada em Ciências da Comunicação/ Pós-Graduada em Comunicação Empresarial/ Formada em Digital Marketing & Estratégia