Stan The Man: um autêntico pesadelo para os líderes do ranking ATP em torneios do Grand Slam

Por Nuno Chaves - Setembro 2, 2019
wawrinka-usopen

Stan Wawrinka, antigo top três mundial, continua a provar que está de regresso ao nível que o levou a conquistar três títulos do Grand Slam. O helvético avançou para os quartos de final do Open dos Estados Unidos, depois de ter beneficiado da desistência de Novak Djokovic, numa altura em que já vencia por dois sets a zero.

Mas esta vitória de Stan The Man veio confirmar uma tendência em Grand Slams: é que o suíço é um verdadeiro pesadelo para os líderes do ranking mundial nestes torneios: em nove jogos que teve venceu cinco, sendo que em três deles… deram-lhe os seus três Majors conquistados na carreira (venceu Rafa Nadal na final do Australian Open de 2014, Novak Djokovic na final de Roland Garros 2015 e US Open 2016).

Além dessas vitórias, Wawrinka derrotou também Andy Murray nas meias-finais de Roland Garros em 2017 e junta-se agora este triunfo frente a Djokovic.

Mas para se ter uma ideia, a diferença dos registos em Grand Slam para o circuito ATP é… gigante. É que Wawrinka nos restantes torneios, em 17 jogos frente a líderes do ranking ATP… perdeu por 17 vezes.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.