O que diferencia defrontar Nadal, Federer e os outros? Tsitsipas revela

Por José Morgado - Maio 27, 2019
Stefanos-Tsitsipas

Stefanos Tsitsipas tem apenas 20 anos, mas já tem a experiência de defrontar… e derrotar Rafael Nadal (em terra batida) e Roger Federer (em piso rápido). O grego entrou a ganhar na edição de 2019 em Roland Garros, batendo tranquilamente na primeira ronda o alemão Maximilian Marterer, e no final do encontro foi questionado precisamente sobre o espanhol e o suíço e as especificidades de os defrontar.

“Contra o Roger ou o Rafa eu tenho de estar duplamente focado. Senão não tenho qualquer hipótese. Eles dominam o court em todos os sentidos. Sabem o que estão a fazer e têm uma perfeita noção de tudo. É muito complicado defrontá-los por isso também”, confessou, antes de lembra que os dois campeões em questão… nunca exageram. “Eles não fazem mais do que aquilo que têm de fazer. Fazem tudo na medida certa e têm imensa confiança neles próprios”.

O grego explicou ainda como a sua relação com a terra batida é especial. “Dos 6 até aos 14 anos praticamente só treinei em terra. Já treinei mais em terra batida do que o Nadal! Só me falta igualar os seus feitos… E acho que é a superfície certa para ensinar os miúdos a jogar ténis. A movimentação, a técnica. Todos os miúdos deveriam começar em terra antes de passar para o piso rápido”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt