Na última vez que um Grand Slam não teve Federer nem Djokovic… Sampras era número um

Por Bola Amarela - Janeiro 16, 2022
federer-djokovic

Onde é que andava em agosto de 1999? Nós damos a resposta para alguns tenistas de hoje em dia. Stefanos Tsitsipas tinha acabado de fazer um ano, Carlos Alcaraz Jannik Sinner provavelmente ainda nem estavam na imaginação dos pais e o top 3 do ranking ATP era formado por Pete SamprasAndre Agassi Yevgeny Kafelnikov. Mas porque é que estamos a falar de algo que aconteceu há quase 23 anos? É que é preciso recuar até essa altura para descobrir o último Grand Slam que não teve Roger Federer nem Novak Djokovic.

Com a deportação do número um do mundo, o quadro principal do Australian Open apresenta-se sem Roger nem Novak, um cenário que se verificou pela última vez no US Open de 1999. Um Federer de 18 anos era o número 104 do ranking ATP e tentou a sua sorte no qualifying mas caiu na segunda ronda, antes de iniciar uma série de participações em Majors que só acabou com a ausência de Roland Garros em 2016.

Quanto a Djokovic, o sérvio era um rapaz de 12 anos que por ventura nem sonhava com a carreira que tinha à sua espera. Em 2005, precisamente no Australian Open que agora falha, estreou-se num torneio do Grand Slam, e só falhou o US Open de 2017. Quer isso também dizer que este é apenas o segundo Major que Djokovic não vai disputar na sua carreira, ao passo que alinhou em 66.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//bolamarela.pt/inedito-nadal-disputa-um-grand-slam-sem-federer-nem-djokovic-pela-primeira-vez-na-carreira/