João Sousa desiste do primeiro torneio de 2021 e prioriza Austrália

Por José Morgado - Janeiro 3, 2021
joao-sousa

João Sousa, número um português e 90.º colocado do ranking mundial, desistiu este domingo do ATP 250 de Antalya, na Turquia, um dos dois torneios do principal circuito masculino que abrem a temporada já a partir desta terça-feira.

O vimaranense, que tem treinado intensamente em Barcelona nas últimas semanas, na companhia de alguns dos melhores jogadores do Mundo, optou por dar prioridade ao treino em detrimento da competição e não tem nesta altura qualquer problema físico que o impeça de competir. “Existiu uma pequena alteração em relação ao primeiro torneio da época. Não vamos a Antalya. Foi uma opção nossa para priorizar a pré-época, o treino e não ter demasiada pressa neste momento. Queremos criar uma boa base. Estamos a trabalhar um par de aspetos técnicos que ainda precisam de tempo para ser interiorizados”, revelou-nos Frederico Marques, técnico de Sousa.

O treinador do melhor português de sempre lembra que o início de ano na Austrália vai ser exigente e revela que a dupla ficará em Barcelona até meados deste mês, altura em que partirá para Melbourne. “Sabemos que vai ser uma temporada exigente, com vários torneios seguidos logo no princípio, vai ser exigente e queremos chegar lá com uma boa base. Vamos estar mais 14 dias em Barcelona e depois viajamos para a Austrália.”

João Sousa treinará durante a quarentena com Pablo Carreño Busta (durante as duas semanas), Jan-Lennard Struff e Nikoloz Basilashvili (na segunda). Rohan Bopanna, ex-top 5 mundial de duplas, será o seu parceiro de pares durante todo o mês australiano.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt