HISTÓRICO. João Sousa é o primeiro português nas meias-finais de um Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 22, 2019

João Sousa, vimaranense de 29 anos, escreveu esta terça-feira ao início da manhã mais uma página bonita na história do ténis português, ao tornar-se no primeiro tenista nacional da história da modalidade a chegar às meias-finais de um torneio do Grand Slam (em seniores). O minhoto está apurado para as meias-finais de pares masculinos do Australian Open e está cada vez mais perto do sonho de disputar uma final… de um Major!

A competir ao lado do seu amigo argentino Leonardo Mayer, como é habitual nos torneios do Grand Slam, Sousa apurou-se para o lote das quatro melhores duplas da prova com um triunfo sobre uma das melhores formações do Mundo — o neozelandês Michael Venus e o sul-africano Raven Klaasen, sextos cabeças-de-série e finalistas de Wimbledon em 2018 — por 6-4 e 7-6(6), num duelo muito equilibrado, de 1h30.

Nas meias-finais, Sousa e Mayer vão defrontar mais uma dupla de todo, que vai sair do confronto entre Jamie Murray/Bruno Soares e Henri Kontinen/John Peers.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt