Djokovic: «Por vezes, perder é mais importante que ganhar, é um grande desafio para a tua mente»

Por Nuno Chaves - Outubro 18, 2018
TOPSHOT – Serbia’s Novak Djokovic leans on the net after a point against Spain’s Roberto Bautista Agut during their men’s singles third round match on day six of The Roland Garros 2018 French Open tennis tournament in Paris on June 1, 2018. (Photo by CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / AFP) (Photo credit should read CHRISTOPHE ARCHAMBAULT/AFP/Getty Images)

Novak Djokovic está a ser o grande dominador desta segunda metade da temporada, no entanto, o início de 2018 foi complicado, já que o sérvio andava longe das vitórias e a exibir-se a um nível bem longe daquilo a que já nos tinha habituado.

Ainda assim, Djokovic vê nas derrotas algo positivo e explica porquê. “Depois de perderes, especialmente em grandes encontros, é quando o teu carácter se expõe mais. Quando ganhas tudo é perfeito, sentes-te sempre bem contigo”, afirmou o vencedor de Wimbledon, Cincinnati, US Open e Xangai em 2018.

“Claro que te sentes bem porque estás a vencer, mas quando perdes é quando começas a pensar no que deves fazer a seguir, talvez surjam pensamentos negativos na tua mente. É um grande desafio para a tua mentalidade perceberes e entenderes o que tens de fazer, por isso, é que penso que, às vezes, é mais importante perderes do que ganhares para ficares mais forte e tirares o melhor dessa experiência”, referiu o tenista de 31 anos, que pode terminar o ano como número um do mundo.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.