Desacordo: Zverev ao lado de Nadal e Medvedev de Djokovic sobre encontros à melhor de 5

Por José Morgado - Novembro 17, 2020
Zverev-Medvedev

Sem que nada o fizesse prever, o formato competitivo dos encontros masculinos em torneios de Grand Slam tem sido um dos temas da semana nas ATP Finals de Londres. Depois de Rafael Nadal, vice-presidente do Conselho de Jogadores, se ter mostrado a favor da continuidade deste formato nos Majors, e de Novak Djokovic, co-presidente da nova associação de jogadores (PTPA), se ter mostrado contra, foi a vez de Alexander Zverev e Daniil Medvedev, que esta segunda-feira se defrontaram na primeira ronda do Grupo Tóquio, darem a sua opinião sobre o tema.

Zverev, número sete do Mundo, está de acordo com Nadal. “Jamais mudaria isso. É algo que faz parte da história do ténis e deve manter-se como está para sempre”, disparou o alemão, que tem jogado — e ganho — muitos encontros longos em torneios de Grand Slam ao longo da sua — ainda curta — carreira.

Já Medvedev alinha… com Djokovic. “Eu mudaria para à melhor de três sets. Mas penso que a minha opinião não é muito popular dentro do circuito. Eu pessoalmente sinto que jogo sempre melhor quando só preciso de ganhar dois sets para vencer um encontro.”

Recorde-se que entre os principais tenistas do circuito, Roger Federer é da mesma opinião de Rafa Nadal, ao passo que Andy Murray já mostrou abertura para experimentar uma alteração do formato.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt