Cori Gauff vai fazer algo que ninguém conseguida… desde Michelle Brito

Por José Morgado - Julho 9, 2019
michelle

Cori Gauff, de 15 anos e 4 meses, perdeu esta segunda-feira nos oitavos-de-final de Wimbledon, mas sai de Londres com pontos muito importantes para o ranking WTA, que a farão subir do 313.º posto… para o 140.º A jovem norte-americana vai estrear-se no top 150 antes de celebrar 16 anos, algo que ninguém conseguia fazer desde… Michelle Larcher de Brito.

A melhor tenista portuguesa de todos os tempos, que entretanto deixou de competir, estreou-se no top 150 em julho de 2008, com 15 anos e 6 meses, e tinha sido a última a entrar no top 200 (e 150) antes do 16.º aniversário. Larcher de Brito entrou depois no top 100 pela primeira vez com 16 anos e 5 meses (depois de chegar à terceira ronda de Roland Garros em 2009), já na altura limitada pelas regras da idade, que ainda agora permanecem em vigor.

gauff-wimbledon

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt