Coco Gauff e as expectativas: «Pelo meu pai já tinha ganho 10 Grand Slams!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 4, 2022

A idade de Coco Gauff sempre foi um tema desde que rompeu a cena. Agora com 18 anos, parece que está no circuito há muito tempo, sendo que é a 16.ª classificada do ranking WTA. Ora, a própria norte-americana confessa que o facto de a líder ser Iga Swiatek, com 20 anos, é algo que lhe tira pressão e deixa ainda mais motivada.

“Definitivamente isso tira-me pressão. Sinto que a minha idade é um grande tema de que as pessoas falavam, mas nós todas estamos no mesmo circuito. Sim, é um fator em relação à experiência ou até fisicamente, mas o facto de que Swiatek é a número um traz-me motivação extra por saber que é possível alcançar isso tão cedo neste desporto”, apontou.

Por outro lado, há que lidar com as altas expectativas… até mesmo dentro de casa. “Pelo meu pai, na cabeça dele, já tinha ganho 10 Grand Slams! Nunca lhe falei de objetivos grandes mas, ao mesmo tempo, isso vai chegar quando estiver pronta. Esse é o caminho que sempre quisemos tomar: dar tudo, ficar com confiança e os resultados começam a aparecer de forma consistente”, destacou.

Coco Gauff admitiu ainda que teve de se desligar um pouco das redes sociais. “Senti que estava a ouvir demasiado ruído exterior. As pessoas diziam que ia ganhar todos os Grand Slams e coisas que são quase impossíveis, mas na tua cabeça pensas que estás a desiludir. Passo menos tempo nas redes sociais, mas também aproveito o tempo lá. Tenho de encontrar o equilíbrio entre ouvir o que as pessoas dizem e quando saber bloquear isso”, confessou.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt