Cobolli perde de forma incrível e a Itália é eliminada da United Cup

Por José Morgado - Janeiro 6, 2026
cobolli

Depois do Canadá, outra das seleções favoritas ao título acabou eliminada na fase de grupos da United Cup. A Itália, vencedora das últimas três edições da Taça Davis e das últimas duas edições da Billie Jean King Cup, ficou pelo caminho na fase de grupos do evento de seleções mistas, apesar de ter viajado para Perth com Jasmine Paolini, Flavio Cobolli, Andrea Vavassori e Sara Errani.

Depois da derrota na primeira jornada diante da Suíça, os italianos precisavam de bater a França (já eliminada) por 3-0, mas tropeçaram logo no primeiro obstáculo, com Flávio Cobolli (22.º ATP) a perder com Arthur Rinderknech (27.º) por 6-7(4), 7-6(5) e 7-5, numa incrível batalha de 3h20. Cobolli liderou por 4-1 no segundo set, 4-2 no terceiro set, serviu para fechar o encontro e teve dois match points. Uma derrota surreal…

 

Com esta conjugação de resultados, a Argentina passa aos quartos-de-final como melhor segunda classificada dos grupos de Perth e vai defrontar a Suíça. Os Estados Unidos encaram a Grécia.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com